Planeja, executa, controla e avalia os projetos de orientação psicopedagógica e profissional, em articulação com a coordenação de educação básica e educação infantil e coordenação de áreas e disciplinas, com vistas à consecução dos objetos propostos e em consonância com as diretrizes da direção geral.
Serviço de Orientação Psicopedagógica
O Serviço de Orientação Psicopedagógica (SOPp) tem como objetivo elaborar, administrar e viabilizar recursos que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Tal processo visa a formação ampla e integral dos nossos alunos e, por isso, abarca aspectos pedagógicos, psíquicos e sociais. Para este fim, procura, também, integrar todos os atores da comunidade educativa na consecução de seus objetivos.
Por meio de projetos anuais, elaboramos ações que visam, educar, formar e desenvolver habilidades e competências. Buscamos, também, atender às demandas, emergenciais ou não, surgidas no espaço escolar. É importante ressaltar que a escola, hoje, precisa estar atenta às constantes mudanças, próprias do mundo contemporâneo, que se caracteriza por transformação, inovação e incerteza. O século XXI traz em seu bojo solicitações nunca antes requeridas, demandando uma nova postura diante da vida. É preciso lidar com este cenário sob outra ótica: da mudança de paradigma, na qual devemos procurar não mais reproduzir o conhecimento, mas produzi-lo. Precisamos aprender a pensar, a criticar, a desenvolver a autonomia e a interação, de forma inteligente e criativa, além de procurar ampliar capacidades para a vida. Nesse sentido, é necessário favorecer, em nossos alunos, ou até, em cada um de nós, a construção de recursos internos que facilitem uma maior integração (acadêmica e social) com o outro, com a comunidade, com o planeta. É preciso desenvolver uma nova consciência,desde a educação infantil até o ensino médio. Daí a necessidade de uma atuação, não só para desenvolver estes recursos, mas para interferir e criar estratégias que deem conta de situações próprias do universo escolar.