Segundo o Referencial Nacional Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9.394, de 20/12/96), a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Considerando que a condição para um desenvolvimento integral deve admitir um crescimento livre e natural e o respeito à criança, a Educação Infantil do CNSD oferece condições para que ela possa expandir-se de acordo com sua própria natureza, desenvolvendo sua identidade e autonomia.
Utiliza-se de jogos, brincadeiras, teatro, música, informática, recantos de vivências, excursões, visitas dirigidas, aulas passeio e histórias contadas, dramatizadas e recriadas em outras linguagens.
As atividades são propostas a partir de situações problematizadoras e desafiantes que atendam e agucem a curiosidade infantil, possibilitando a cada educando compartilhar com os colegas suas dificuldades, ações e realizações. Assim, as descobertas vão sendo feitas, o conhecimento construído, a autonomia conquistada e, ao mesmo tempo, vão aprendendo a conviver em grupo.
Todos os projetos são desenvolvidos de acordo com as necessidades e as curiosidades demonstradas pelas crianças e, em todos eles, são solicitadas a colaboração e a participação ativa dos pais e dos familiares do educando. As artes e as ciências são entrelaçadas nos projetos, suscitando questões, sugerindo caminhos e oportunizando uma abordagem globalizada e transdisciplinar dos conhecimentos.
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