Nos dias 26, 27 e 28 deste mês, o CNSD promoveu o I FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE TEATRO – FIT, que recebeu o nome de Carlito Marchon, figura de destaque na cultura friburguense, como ator, diretor, compositor e animador cultural. A abertura do evento constituiu-se justamente numa homenagem a Carlito, feita por um grupo de amigos seus, que apresentando-se como músicos e palhaços, celebraram a arte e a pessoa desse grande artista.
Doze escolas participaram, sendo 6 de Nova Friburgo e 5 do Rio de Janeiro e 1 de Duas Barras. Foram três dias de intensa atividade no colégio, com o Teatro Sania Cosmelli repleto em todas as apresentações. O alto nível dos espetáculos contagiou a platéia, que viveu momentos de grande alegria e muita emoção. A entrega dos prêmios, na noite do dia 28, coroou o evento – sob intensos aplausos, os vencedores receberam seus prêmios, antecedidos pelo animadíssimo show musical dos alunos do CNSD.
O FIT, que contou com ampla cobertura da imprensa local, teve como jurados Júlio César Seabra Cavalcanti – Jaburu, Antonio De Bonis e Lúcia Helena de Freitas – Gyata, expressivos nomes da arte cênica brasileira.
Embora considerando que todos os grupos foram vitoriosos, pela excelência dos trabalhos apresentados, o júri apontou os seguintes vencedores.
MELHOR ESPETÁCULO: Vem buscar-me que ainda sou teu, com o Grupo TEIA, do Colégio Nossa Senhora das Dores.
SEGUNDO MELHOR ESPETÁCULO: Sem água, sem vida, com o Grupo Lagro, do CIEP Glauber Rocha.
TERCEIRO MELHOR ESPETÁCULO: O pequeno grão de areia, da Cia. Teatral Colégio Notre Dame de Ipanema, do Colégio Notre Dame Ipanema.
MELHOR DIREÇÃO: Almir Borges, com a peça Sem água, sem vida, do Grupo Lagro, do CIEP Glauber Rocha.
MELHOR ATRIZ: Nathália Lavra, com a peça: Vem buscar-me que ainda sou teu, do Colégio Nossa Senhora das Dores.
MELHOR ATOR: Kaio Fernando Suzano, com a peça Tribobo City, do Colégio Angelorum.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Lívia Citrângulo, com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu, do Colégio Nossa Senhora das Dores.
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Rafael Lorga, com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu, do Colégio Nossa Senhora das Dores.
MENÇÕES HONROSAS:
Grupo ICMV, com a peça Sonho de uma noite de verão, do Instituto Cultural Martinho da Vila.
Grupo TAME, do Colégio Nossa Senhora das Mercês, com a peça Um Tom na Literatura.
MELHOR ILUMINAÇÃO: Vítor Vinícios Buzato, do Grupo TEIA, com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu, do Colégio Nossa Senhora das Dores.
MELHOR SONOPLASTIA: Grupo CAP – Achos da Arte, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MELHOR CENÁRIO: Maria Clara Wermelinger, do Grupo TEIA, do Colégio Nossa Senhora das Dores, com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu.
MELHOR MAQUIAGEM: Maria Clara Wermelinger, do Grupo TEIA, do Colégio Nossa Senhora das Dores com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu.
MELHOR FIGURINO: Maria Clara Wermelinger, do Grupo TEIA, do Colégio Nossa Senhora das Dores com a peça Vem buscar-me que ainda sou teu.
O FIT foi uma iniciativa do Colégio Nossa Senhora das Dores, com o objetivo de permitir a troca de experiências entre escolas e jovens que amam o teatro e fazem dele veículo para expressar seus sentimentos e sua visão do mundo. A alta qualidade dos espetáculos superou até mesmo as expectativas otimistas dos organizadores, comprovando o talento e a criatividade da juventude.
A direção do CNSD agradece aos patrocinadores pelo valioso apoio e ao público, que, com sua presença e o seu aplauso, prestigiou todos os grupos, indistintamente.
O êxito do I FIT fez com que o Colégio Nossa Senhora das Dores já tenha começado a pensar na sua continuação, com o II FIT em 2008!
© 2022 CNSD