Como conclusão de importantes temáticas trabalhadas nas aulas de Filosofia no início do primeiro trimestre de 2016, foi proposto às turmas do Ensino Médio do CNSD um trabalho diversificado, integrando iniciativas práticas e teóricas.A proposta inicia-se com a análise do premiado documentário “Lixo Extraordinário”, que enfoca um importante trabalho de Vik Muniz. O filme revela o passo a passo criativo do artista e registra as desumanas jornadas dos catadores de recicláveis do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. No aterro sanitário, a tarefa de Vik consistia em usar em suas obras o que era descartado pelos catadores, contando com o auxílio de alguns trabalhadores do próprio local.Cada grupo buscou relacionar os principais assuntos debatidos em sala – “felicidade”, “consumismo”, “alienação”, “o papel das indústrias midiáticas”, entre outros – ao documentário de Vik Muniz, com a elaboração de uma redação. Em seguida, foi produzido um projeto prático e funcional a partir da coleta e utilização de materiais descartados no dia a dia dos alunos.
Todas as etapas foram registradas em pequenas filmagens gravadas e editadas pelos próprios estudantes. De fato, a tendência à simplificação do que é a felicidade e do que pode tornar as pessoas felizes, própria da necessidade de criar demandas de consumo da sociedade atual, pode produzir uma redução dos diferentes sentidos e interpretações que a felicidade pode ter. Muitos filósofos – Platão, Aristóteles, Epicuro, Santo Agostinho, Kant e Freud – e pensadores contemporâneos – com destaque para Zygmunt Bauman, que elaborou o conceito de “Modernidade Líquida” – já se debruçaram sobre o assunto, resultando em definições variadas sobre que é felicidade e a tendência à banalização que a sociedade impõe ao desejo de satisfação. O conjunto do trabalho permite uma reflexão crítica sobre a busca pela felicidade e os percalços e frustrações que idealizações relacionadas ao tema podem trazer. Ao final das apresentações dos trabalhos, inusitadamente, a turma 2001 propôs a organização de uma comemoração para crianças carentes na “semana da criança”, em outubro. A decoração e as brincadeiras seriam produzidas pelos alunos a partir de materiais descartados. Oficinas para a criação de brinquedos também comporiam a dinâmica do projeto. As demais turmas também mostraram-se bastante interessadas em participar de tal iniciativa que envolverá toda a família CNSD. |