A opção da Congregação de Santa Dorotéia pela juventude…
CGXVI / 1985
Opção:
• A Igreja convida-nos a sermos conscientes da força transformadora da juventude.
• O desejo de Paula de maior serviço leva-nos a uma especial atenção aos jovens.
• Os desafios do mundo e da Igreja, e o confronto com o dinamismo missionário de Paula impulsionam-nos a viver a nossa entrega radical ao serviço do Reino na OPÇÃO PELA JUSTIÇA EM COMPROMISSO EFETIVO COM OS POBRES E COM OS JOVENS NO PLURALISMO DE NOSSA AÇÃO APOSTÓLICA.
CGA VI/1989
“Reafirmar a urgência de pôr em prática a opção capitular como expressão da vontade de Deus para hoje: intensificar e planificar a Pastoral da Juventude.”
CGA IX/1999
“Como responder, de modo criativo, à urgência de uma Pastoral Juvenil organizada e sistemática, escutando os gritos e as inquietações dos jovens de hoje, e potenciando os seus valores? “(pág. 3)
Carta Anual “…Profecia Hoje”
Roma, Janeiro/2000 “…estamos a entrar no tão anunciado, esperado e também explorado Ano 2000. Entremos nele, enfrentando desafios – que sentimos já fortemente no CGAIX – desafios que nos vêm…, de um mundo que não quer escutar o grito dos jovens porque, potenciar os valores deles significaria perder o melhor campo de mercado.”
CG XX / 2009
“Reavivar a “preferência pela juventude” – traço característico da nossa identidade carismática – e recuperar com novo entusiasmo a nossa inserção-ação no mundo das `juventudes` de hoje apresentando-lhes explicitamente Jesus Cristo como resposta ao seu sentir mais profundo.”
“Assumir, com amor e gratuidade, a Pastoral Juvenil Vocacional como um serviço que ajude cada jovem a encontrar sua vocação no mundo e na Igreja.”
“Sentir-nos todas chamadas a assumir a juventude como prioridade da nossa missão de educar e a ser `promotoras vocacionais`em todas as nossas relações, comunidades e espaços educativos.”